Carregador de carro na calçada? Ideia avança na Alemanha
Após testes bem-sucedidos, empresa diz que produto está pronto para uso em massa
A empresa alemã Rheinmetall concluiu em maio o período de testes de seu novo produto. Batizado de Curb Charger (algo como “carregador de calçada” ou “carregador de meio fio”), ele consiste em uma tomada acoplada ao piso, sem os famosos totens que costumam figurar nas estações de recarregamento.
De acordo com a empresa, o fato de o produto ser tão compacto facilita sua implementação e permite expansão rápida da rede. O Curb Charger oferece 22 kW de potência e traz um plugue tipo 2. O projeto piloto começou em abril de 2024 em dois locais na cidade de Colônia. O objetivo era validar, ao longo de um período de doze meses, a adequação prática e as vantagens em termos de planejamento urbano e design, além da aceitação do produto.
Os resultados foram positivos: o Curb Charger teve mais de 2.800 ciclos de recarga bem-sucedidos (média de mais de dois por dia e por ponto de recarga). Em média, foram carregados cerca de 19 kWh por ciclo, o que corresponde a uma autonomia de aproximadamente 120 quilômetros. Com a conclusão do projeto piloto, os quatro pontos de recarga passam agora a operar regularmente.
Em comparação a estações de recarga convencionais, o Curb Charger se destacou em aspectos como integração ao cenário urbano existente, proteção contra vandalismo, economia de espaço, preservação das linhas de visão e menor risco de tropeçar nos cabos de recarga. O Curb Charger é conectado à internet, o que permite o compartilhamento de informações em tempo real sobre sessões de recarga, reservas de clientes e o status dos pontos, além de permitir a realização de atualizações de software à distância.
Do Automotive Business