Locadoras puxam vendas de veículos na primeira quinzena

Durante os quinze dias iniciais de junho foram emplacados 96,9 mil automóveis e comerciais leves, avanço de 4,5% comparado ao do mesmo período do ano passado, em que foram vendidas 92,8 mil unidades, e aumento de 2,9% frente às duas primeiras semanas de maio, com 94,2 mil unidades.

Em dez dias úteis foram emplacados, em média, 9,7 mil automóveis e comerciais leves por dia. No ano passado o número havia sido, aproximadamente, 9,3 mil unidades diárias. Os dados, obtidos a partir de levantamento da Bright Consulting, indicam que a venda direta foi a responsável pelo crescimento: respondeu por 52,7% dos emplacamentos, a maior participação observada no ano. Em maio o porcentual foi de 50% e, em junho de 2024, 43,5%.

Por sua vez as vendas nos showroons, fundamentais para a rentabilidade das redes de concessionários, apresentaram recuo em sua participação durante as duas semanas iniciais de junho, de 50% para 47,3%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano somado à quinzena de junho o mercado registrou 1 milhão 24 mil veículos leves emplacado, 6% acima dos 966,3 mil de igual período do ano passado.

No ranking por marcas o destaque foi a Volkswagen, que avançou 3,5 pontos porcentuais e sua fatia passou de 16,4% para 19,9%, com 19,2 mil unidades – ainda assim manteve-se na segunda colocação na quinzena. A líder Fiat perdeu 0,7 ponto porcentual, mas assegurou sua posição, com market share de 20,7% e 20 mil veículos vendidos. Para fechar o pódio a Chevrolet comercializou 10,2 mil unidades e respondeu por 10,6% do total.

Da AutoData