Engenharia da Stellantis perde 25% do tempo apenas para atender às regras
Trabalho para estar nos conformes com as regulamentações consome um quarto das horas trabalhadas sem agregar valor
Não é fácil ser um engenheiro automotivo encarregado de desenvolver um novo carro para o mercado europeu. A União Europeia (UE), sem dúvida, tem a legislação mais rigorosa em termos de emissões, ruído, segurança e outros critérios. Esses padrões mais elevados não apenas elevam os preços, mas também consomem uma parte significativa do tempo de engenharia.
O presidente da Stellantis, John Elkann, disse à Automotive News Europe que um engenheiro que trabalha em um dos maiores conglomerados automotivos gasta mais de um quarto do seu tempo apenas para garantir a conformidade com as rigorosas regulamentações da UE: “Se você observar nossos engenheiros, mais de 25% trabalham apenas com a conformidade, portanto, nenhum valor é agregado.”
E a situação só vai piorar. Elkann, que também preside a Ferrari, diz que os carros vendidos na Europa precisarão atender a mais de 120 novas regulamentações até o final da década. O desafio mais assustador é reduzir as emissões da frota. A média de 93,6 g/km para o período de 2025 a 2029 já é 15% menor do que o padrão anterior. Para o período de 2030 a 2034, esse número terá que cair ainda mais para apenas 49,5 g/km. A partir de 2035, os carros novos vendidos na Europa não poderão produzir emissões nocivas, banindo de fato o uso de motores de combustão.
Elkann argumenta que os veículos pequenos também estão sendo excluídos, pois o aumento dos preços, impulsionado pela dispendiosa conformidade regulatória, torna-os menos viáveis. Ele observou que mais de um milhão de veículos com preço abaixo de 15.000 euros (R$ 95 mil) foram vendidos na Europa em 2019, mas esse número caiu para cerca de 100.000. Sua solução? A UE deveria se inspirar nos kei cars do Japão e introduzir um equivalente europeu: “Não há motivo para que, se o Japão tem um kei car, que representa 40% do mercado, a Europa não tenha um E-Car.”
Do Motor1