BYD montará três modelos em SKD no primeiro ano de Camaçari

Empresa promete homologar 160 fornecedores locais. Por enquanto, planta montou apenas protótipos.

Em evento que marcou o início de testes de protótipos feitos no complexo baiano de Camaçari, dirigentes da BYD anunciaram processo de homologação de 160 fornecedores locais, começando pela Continental Pneus, instalada no mesmo município. Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, adiantou o nome de outros parceiros, como Bosh, Basf e Usiminas. Também confirmou informação de Stella Li, vice-presidente global e presidente Américas, da abertura de processo seletivo para contratação de 3 mil funcionários até o fim deste ano, entre engenheiros, operadores e demais funções.

Ocupando a área antes utilizada pela Ford, a planta da BYD é muito maior. “O prédio só da montagem final tem praticamente a mesma área da antiga Ford toda”, enfatizou Baldy, logo após a solenidade comandada por Stella Li e que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e autoridades do município localizado na região metropolitana de Salvador.

“Será a maior fábrica de veículos elétricos da América do Sul. A Bahia vai ser o Vale do Silício da região, com milhares de engenheiro engajados”, disse Li que, além do Dolphi Mini, confirmou a montagem do SUV Song Pro e do sedã King, os três já vendidos aqui como importados. O primeiro Dolphin Mini montado na Bahia a partir de kit importado da China foi exibido pela BYD durante o evento.  

O sistema de montagem SKD, ou seja, carros importados desmontados que aqui recebem poucos elementos, vigorará pelos próximos 12 meses, informou a BYD. A partir do segundo semestre do ano que vem, planeja a empresa, Camaçari terá capacidade de produção de 150 mil automóveis por ano, com quadro de cerca de 4 mil funcionários — além das 3 mil vagas a serem preenchidas, 800 pessoas já foram contratadas.

Do AutoIndústria