Eletrificados crescem 41,9% no Brasil e já somam 9,8% do mercado em 2025

Venda direta também sustenta alta do mercado e elétricos (BEV) são maioria no segmento

O mercado automotivo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta de 4,9% nos emplacamentos acumulados, que passaram de 1.075.696 unidades em 2024 para 1.129.004 veículos neste ano. Os dados, compilados pela AutoDash em parceria com a Bright Consulting, mostram que o crescimento foi sustentado principalmente pela venda direta e pela expansão dos veículos eletrificados (considerando todos os tipos de híbridos e elétricos).

Em junho, foram emplacados 201.740 veículos, número 5,7% inferior ao de maio, mas praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano anterior, que registrou 202.228 unidades (queda de 0,2%). A venda direta manteve seu protagonismo, representando metade dos emplacamentos de junho (50,0%), percentual acima dos 44,6% registrados em junho de 2024. No acumulado do semestre, esse canal já responde por 46,3% do total, frente a 42,4% no mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, o showroom teve retração. As vendas a consumidores finais caíram 10,0% em junho, com 100.867 unidades, contra 112.098 em junho de 2024. No ano, o canal soma 606.816 veículos, queda de 2,1%. Esse movimento reforça uma mudança no perfil de consumo, com avanço de modelos de aquisição como assinatura de veículos e foco em compras corporativas, especialmente por locadoras.

A liderança no mercado segue com a Fiat, que emplacou 41.804 unidades na primeira quinzena de junho (20,7% do total), seguida por Volkswagen (18,4%), Chevrolet (10,9%), Hyundai (8,0%) e Toyota (7,4%). Os veículos eletrificados somaram 20.590 unidades em junho, mantendo o ritmo de maio (21.404) e crescendo 44,7% em relação a junho de 2024. A participação mensal foi de 10,2%. No acumulado do ano, os eletrificados já somam 111.095 unidades — alta de 41,9% sobre o mesmo período de 2024. A participação sobre o total de emplacamentos subiu de 7,3% para 9,8%.

Do InsideEVs