Mover: política automotiva soma 179 empresas habilitadas
Estudo da Pieracciani Consultoria indica que volume de recursos do Mover poderá superar os realizados no Rota 2030
Pouco mais de um ano após a divulgação da portaria que deu vida ao Programa Mobilidade Verde (Mover), ocorrida em março do ano passado, o cenário na indústria automotiva se mostra positivo em termos de investimentos e adesões à política automotiva, mas há desafios. Um levantamento feito pela Pieracciani Consultoria mostrou que o volume de adesões ao programa é superior ao visto na política industrial sucedida pelo Mover, no caso, o Rota 2030.
Se ao longo dos cinco anos da política anterior o número total de empresas inscritas chegou a 91, nesses quinze meses do Mover o volume é quase o dobro, 179 companhias. Contando instituições, o número chega a 218. Desse total de organizações homologadas até o momento, 75% pertencem à cadeia de suprimentos das montadoras de veículos. O grupo se divide em 40% de sistemistas e 35% de fabricantes de autopeças.
A respeito dos investimentos, a consultoria traçou um paralelo entre o volume de recursos dispendidos ao longo do Rota 2030 e aqueles prometidos durante o Mover. Os números mostraram que à época da política industrial anterior, R$ 458 milhões foram aportados em cinco anos, ou R$ 91,6 milhões/ano. No primeiro ano do Mover, estima-se R$ 312 milhões. A Pieracciani, portanto, sugere que o ritmo dos aportes já seria maior do que a média vista no Rota 2030.
Ao final dos cinco anos de vigência do Mover, o volume total de recursos aportados no país tende a ser três vezes maior do que o visto na última política industrial, aponta a empresa. O levantamento, no entanto, alerta para alguns riscos. Habilitações não têm garantido acesso ao crédito. Há dificuldade na aprovação dos financiamentos, segundo a consultoria. Também persistem lacunas regulatórias nas portarias e decretos complementares, comprometendo a previsibilidade jurídica e financeira das operações empresariais vinculadas ao programa. A espera pelas regras do IPI Verde seria uma dessas lacunas.
Do Automotive Business