Como montadoras chinesas estão vencendo EUA e Europa
As montadoras chinesas, como BYD e Chery, estão deixando para trás gigantes globais como General Motors, Volkswagen e Tesla, graças a um diferencial exclusivo: a rapidez no desenvolvimento de novos modelos, que garante preços mais baixos e produtos constantemente atualizados. Segundo o professor Allen Han, da Universidade Tongji, que trabalhou na Ford e em fabricantes chineses, esse avanço nasceu de uma conclusão simples.
“As empresas chinesas perceberam que os processos tradicionais de verificação buscavam uma ‘qualidade excessiva’, que desperdiçava tempo e dinheiro”, afirmou em reportagem exclusiva da Reuters. Enquanto marcas globais redesenham veículos a cada cinco ou dez anos, a BYD e concorrentes chinesas passaram a lançar modelos novos em ciclos de 18 meses. “Ser capaz de acompanhar essa velocidade é o maior desafio contínuo”, afirmou Matt Noone, diretor de design da Buick (GM).
Além da agilidade, as montadoras saem na frente pela quantidade gigante funcionários. A BYD emprega, atualmente, cerca de 900 mil pessoas – praticamente o total da Toyota e Volkswagen juntas. Além disso, a empresa também é capaz de produzir 75% das próprias peças utilizadas nos veículos. O avanço chinês está pressionando os concorrentes que até poucos anos dominavam o mercado.
Entre 2020 e 2024, as cinco maiores estrangeiras na China — Volkswagen, Toyota, Honda, GM e Nissan — viram suas vendas cair de 9,4 milhões para 6,4 milhões de veículos, enquanto as cinco líderes chinesas dobraram de volume. A médio prazo, a reportagem afirmou que a combinação de velocidade de desenvolvimento, preços agressivos e investimento pesado em exportações pode consolidar as marcas chinesas como protagonistas globais — desde que consigam superar barreiras políticas impostas ao redor do mundo.
Da Exame