BYD promete carros autônomos no Brasil “em breve”
Sistema God’s Eye já equipa linha da montadora na China e chegará ao país nos próximos anos, afirmou vice-presidente executiva
A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, disse na 3ª feira (1º.jul.2025) que a tecnologia de condução autônoma da montadora chinesa será implementada no Brasil nos próximos anos. O sistema, chamado God’s Eye, já está presente em carros da marca vendidos na China. “Estamos tornando sistemas avançados de mobilidade autônoma acessíveis para cada carro vendido em nosso país de origem —e em breve, para o Brasil também”, disse Li.
O sistema God’s Eye funciona como um conjunto integrado de sensores e câmeras que permite ao veículo “enxergar” o ambiente ao seu redor com precisão centimétrica. A tecnologia combina múltiplas câmeras, radares de ondas milimétricas e sensores ultrassônicos para criar uma percepção completa de 360 graus, possibilitando desde assistência básica ao motorista até condução totalmente autônoma em cenários complexos.
Em seu discurso, a executiva também afirmou que a empresa atua como uma empresa de tecnologia, e não apenas como montadora, destacando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Segundo ela, mais de 120 mil engenheiros atuam em P&D dentro da companhia, que já investiu mais de 25 bilhões de euros (R$ 150,25 bilhões) na área.
A executiva afirmou ainda que 1 em cada 5 veículos de nova energia vendidos no mundo hoje é da BYD. A montadora lidera o mercado global no segmento, que inclui carros elétricos e híbridos plug-in. Além da promessa da tecnologia God’s Eye, Li citou outras inovações em curso, como a plataforma e4 —capaz de operar veículos mesmo em superfícies alagadas— e sistemas de suspensão que permitem aos carros “dançar” e “saltar”.
Do Poder360