Brasil: elétricos e híbridos plug-in são 85% dos eletrificados vendidos
Veículos com recarga externa (BEV e PHEV) impulsionam crescimento de 9,5% no 1º semestre de 2025
A eletromobilidade segue ganhando espaço no mercado automotivo brasileiro. No primeiro semestre de 2025, os veículos eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) somaram 86.849 unidades vendidas, alta de 9,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Mas o destaque vai para os modelos com recarga externa — os 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) — que representaram 84% de todas as vendas de eletrificados no semestre e 85,4% apenas em junho.
Esse avanço dos plug-ins reforça a tendência de consolidação dessas tecnologias no mercado nacional, mesmo em um contexto de aumento gradual do imposto de importação. Entre janeiro e junho, os plug-ins emplacaram 72.946 unidades — crescimento de 33,8% em relação ao primeiro semestre de 2024. Dentro desse grupo, os PHEVs lideraram com 42.370 unidades (48,8% do total de eletrificados), seguidos pelos BEVs, com 30.576 unidades (35,2%).
Já os híbridos convencionais (sem recarga externa) registraram desempenho mais tímido: 7.015 unidades de HEV e 6.888 de HEV Flex, totalizando 16% do mercado de eletrificados — uma queda em participação frente aos 23,1% no mesmo período de 2024. O mês de junho seguiu a mesma lógica do semestre. Dos 15.525 eletrificados vendidos no mês, 13.259 foram plug-ins (7.347 PHEV e 5.912 BEV), representando 85,4% do total. Já os HEVs somaram 1.384 unidades e os HEV Flex, 882.
Na comparação anual, o crescimento dos plug-ins em junho foi expressivo: +45,6% para os PHEVs e +14% para os BEVs. Já os HEV Flex apresentaram queda acentuada, com retração de quase 50% frente a junho de 2024. O avanço das vendas foi acompanhado por uma ampliação significativa na variedade de modelos. O país conta atualmente com 57 fabricantes ativos e 293 modelos de eletrificados — crescimento puxado pelos plug-ins, que passaram de 187 para 253 versões oferecidas no intervalo de um ano.
Do InsideEVs