Veículos pesados movidos a gás natural movimentam indústria ligada ao biometano

Combustível de origem renovável se fortalece como alternativa ao diesel

As vendas de veículos pesados e maquinário agrícola movidos a gás natural têm movimentado os negócios que envolvem o biometano. A MAT Equipamentos para Gases, por exemplo, precisou diversificar sua atuação devido à expansão do setor. A empresa, que produzia somente os cilindros para o gás à alta pressão, precisou desenvolver carretas para o transporte e módulos de armazenamento específicos para seus produtos.

A demanda por esses itens cresceu junto com a produção do gás de origem renovável, que pode ser gerado em aterros sanitários ou mesmo em propriedades rurais, por meio de biodigestores. Segundo dados recentes compilados pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), o Brasil tem 58.436 km de gasodutos, o que representa uma cobertura de 7% do território, aproximadamente. Nos Estados Unidos, segundo a MAT, a malha tem quase 500 mil km, equivalente a um alcance de 50% do território.

O biometano é a versão purificada do biogás, após a remoção de dióxido de carbono e hidrogênio. Sua composição tem a mesma molécula do gás natural de origem fóssil, podendo abastecer veículos preparados para rodar com esse composto. Entre as fabricantes de caminhões, a Scania é a empresa que mais investe nesta alternativa ao diesel. A montadora de origem sueca viu as vendas de seus modelos que podem rodar com biometano crescerem cerca de 250% na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2024 e igual período deste ano.

Foram vendidas 267 unidades de janeiro a abril. O principal impulso foi a oferta de crédito com taxas reduzidas para modelos a gás natural. A montadora comercializa os caminhões que podem rodar com biometano desde 2019. Cerca de 1.500 unidades foram comercializadas desde então. A Volkswagen Ônibus e Caminhões também testa seu modelo movido a gás natural, o Constellation 26.280, cujo lançamento comercial deve ocorrer ainda em 2025. De acordo com a fabricante, a potência e o torque são equivalentes aos registrados na versão a diesel de mesmo porte.

Da Folha de São Paulo