Empresa chinesa desenvolve caminhão leve totalmente autônomo e sem cabine

A figura do caminhoneiro sentado atrás de um volante por longas horas todos os dias vai se tornar apenas uma memória nas próximas décadas. E o acelerado desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma prova isso. A empresa chinesa JD Logistics apresentou recentemente seu modelo VAN, que, apesar do nome, é um caminhão semileve totalmente autônomo.

Chamado de caminhão não tripulado, por não ter cabine, o novo caminhão tem capacidade para cargas de até 24 metros cúbicos, o que garante alta capacidade para o transporte de cargas de alto volume e baixo peso. Totalmente elétrico, o caminhão pode percorrer vias públicas sem nenhuma assistência, e rodar por até 400 quilômetros antes de precisar ser recarregado.

A tecnologia usada no caminhão dispensa o uso de cabine, e todos os sistemas permitem que o caminhão veja a estrada, desvie e reaja a obstáculos e seja extremamente seguro, mesmo em situações inesperadas. Apesar de um custo inicial muito mais alto, devido à alta tecnologia e por ser elétrico, o caminhão reduz um custo significativo de operação, que é a mão de obra.

Com isso, esse investimento se paga em poucos anos, e o lucro, no final da vida útil do veículo, tende a ser maior do que o comparado com um modelo similar, mas dirigido por um humano. Além disso, em algumas operações, o caminhão pode operar por 24 horas sem descanso, parando apenas para operações de carga e descarga das mercadorias. Isso também aumenta a produtividade do veículo.

Do Blog do Caminhoneiro