Lula lança programa do carro sustentável na quinta-feira

Ideia é reduzir IPI de modelos produzidos no Brasil com base em eficiência energética

Está programado para quinta-feira, 10, às 15h, no Palácio do Planalto, o lançamento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do programa carro sustentável, aquele que estabelece índices de IPI menor para modelos fabricados no País com baixa emissão de poluentes. Executivos das montadoras e da Anfavea foram convidados para o evento que pode representar um novo marco no setor automotivo brasileiro.

Na segunda-feira, 7, durante apresentação do balanço das vendas e produção de junho e do semestre, o presidente executivo da Anfavea, Igor Cavet, comentou sobre a importância do programa que, segundo ele, está previsto no Mover, Mobilidade Verde e Inovação. “Há uma previsão legal na MP do Mover do final de 2023 sobre o que chamamos de IPI Verde.

É uma discussão que já acontece há algum tempo, ora esfria, ora aquece e mais recentemente voltou à pauta do governo federal”, comentou o executivo, sinalizando que algo poderia ocorrer em breve. Ele disse, inclusive, que estaria em Brasília esta semana para tratar do assunto. Dentre os itens que vão influenciar na composição das alíquotas de IPI, representantes da indústria adiantaram a potência do motor, a pegada de carbono na fabricação e o tipo de combustível, se etanol ou energia elétrica.

No ano passado o governo chegou a lançar programa que na época definia incentivos para os chamados então carros populares, quando os modelos mais beneficiados foram o Fiat Mobi e o Renault Kwid, os dois mais acessíveis hoje do mercado brasileiro.

Do AutoIndústria