Volkswagen Tera acelera produção em Taubaté

A chegada do Tera à linha de produção da Volkswagen em Taubaté, SP, consolida investimentos e mudanças profundas na fábrica, que foram iniciadas ainda em 2020, quando a unidade começou a ser preparada para produzir carros sobre a plataforma global do grupo, a MQB, lembra o chefe de manufatura, Wílson Zatti: “Foi quando começamos uma mudança total de mentalidade produtiva, com introdução de tecnologias avançadas, novos processos mais produtividade”.

Desde 2010, quando ingressou na Volkswagen, o executivo vem trabalhando na introdução da MQB nas diversas linhas da empresa no País. Em 2020 foi escalado para a missão em Taubaté como diretor de manufatura e coordenou as mudanças para construir novos carros sobre a nova plataforma na unidade, começando em 2022 como o Polo Track e agora com o Tera, que trouxe mais avanços e inovações para todas as etapas dos processos produtivos.

Foram feitos quase seis meses de testes de manufatura antes da fabricação em série do novo SUV, iniciada em março passado, tudo sem parar a produção do Polo Track. Boa parte do plano de investimento de R$ 13 bilhões destinados às fábricas paulistas da Volkswagen, até 2028, incluindo produtos e manufatura, foram direcionados ao Tera e à sua produção em Taubaté.

Como o SUV compacto foi pensado para ser um dos carros mais vendidos e exportados da fabricante e do País, produtividade é essencial para atender a esperada alta demanda e assim foi necessário acelerar ainda mais o ritmo na unidade, já bastante acelerado pelo Polo Track, o automóvel mais vendido do mercado brasileiro e da América do Sul no momento.

Da AutoData