Vendas crescem após decreto que zera IPI de carros sustentáveis
Medida cria a categoria Carro Sustentável: veículos compactos, eficientes e produzidos no Brasil terão isenção de IPI

Os efeitos do decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10 deste mês, já são visíveis no mercado automotivo. A norma reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos leves e econômicos que utilizem energia limpa e atendam critérios de reciclabilidade e segurança. Como resultado, as vendas de carros novos no país subiram cerca de 11% na última semana, ultrapassando os 42.300 emplacamentos. O volume diário chegou a mais de 13 mil unidades.
O decreto institui a categoria de Carro Sustentável, voltada a veículos compactos com alta eficiência energética e ambiental, produzidos no Brasil, que agora contam com alíquota zero de IPI.
O diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, destacou três pontos que considera fundamentais, sendo o primeiro deles a participação do Sindicato no processo de discussão da medida. “O Sindicato teve participação ativa na discussão, formulação e apresentação da proposta, reforçando o protagonismo dos trabalhadores nesse processo”, afirmou.
“Outro aspecto importante é o incentivo aos carros sustentáveis, que valoriza veículos híbridos e o uso do etanol. Por fim, a exigência da produção nacional, que é uma prioridade para nós”.
MOVER
A nova política está vinculada ao programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), que alia sustentabilidade ambiental à justiça social. Carros mais limpos e econômicos terão alíquotas reduzidas, enquanto os mais poluentes pagarão mais. O programa já impulsionou investimentos que somam R$ 190 bilhões em toda a cadeia automotiva, incluindo montadoras e fabricantes de autopeças.

Welington reforçou a relação do decreto com o programa. “Essa medida vem para complementar o MOVER, agregando critérios como índice de nacionalização, reciclabilidade e os níveis de emissão e potência dos veículos. É um passo importante para tornar os carros mais acessíveis, limpos e adequados à nossa realidade social”.
O dirigente reforçou ainda a atuação do Sindicato. “Desde o início do MOVER, o Sindicato esteve envolvido, cobrando políticas que sejam sustentáveis ambiental, social e economicamente. Essa ação ajuda a reduzir o custo dos carros para quem precisa trabalhar ou sonha com o primeiro carro zero”.
Polo Track lidera vendas
Um dos modelos mais beneficiados foi o Volkswagen Polo Track, que registrou aumento de 101% nas vendas nos primeiros dias de vigência da nova política. A comparação considera a segunda e a terceira semanas de julho em relação ao mesmo período de junho.
Segundo a Volkswagen do Brasil, o fluxo de clientes nas concessionárias cresceu 59% em busca do modelo de entrada. No total, as vendas da marca, incluindo modelos não beneficiados pela redução do IPI, aumentaram 9%.
REQUISITOS PARA O IPI ZERO
Para se enquadrar como Carro Sustentável e ter direito à isenção do IPI, o veículo precisa atender aos seguintes critérios:
- Emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro rodado;
- Ter mais de 80% de materiais recicláveis;
- Ser fabricado no Brasil, incluindo etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem;
- Enquadrar-se na categoria de carro compacto.