Sindicato promove roda de conversa sobre pensão por morte com especialistas do INSS

Encontro abordou direitos, orientações e destacou a importância da informação para que os trabalhadores garantam acesso a benefícios

Foto: Adonis Guerra

Na tarde do último dia 23, o Sindicato realizou na Sede, em São Bernardo, a primeira roda de conversa com especialistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), abordando um tema delicado, mas essencial: os direitos dos dependentes e o acesso à pensão por morte. O encontro faz parte do processo de formação na base, com o objetivo de levar informação à categoria e garantir que ninguém fique desamparado em momentos difíceis.

O diretor executivo do Sindicato e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Volks, Charles Aurélio de Jesus Lima, o Tuiuiú, destacou a importância da atividade. “É a primeira vez que o Sindicato promove um bate-papo específico sobre o tema e outros debates ainda devem acontecer. É uma aproximação com o INSS para trazer informações sobre como acessar os serviços da seguridade social, e isso é formação. O que discutimos aqui serve de base para a representação sindical, às CIPAs e a sociedade levarem dados corretos aos trabalhadores e trabalhadoras”.

“Infelizmente, muita gente só percebe a importância do assunto quando enfrenta a dor da perda. E, nesse momento, o que mais falta é direção sobre os caminhos a seguir, direitos e como acessá-los”, afirmou.

Para Tuiuiú, o papel do movimento sindical vai muito além das mesas de negociações. “A representação no local de trabalho precisa estar preparada também para acolher, orientar e garantir direitos em todas as situações da vida”, explicou o dirigente. Participaram do encontro a gerente executiva das sete cidades que compõem a região ABCD do INSS, Dulce Ana Coutinho Vilela Marin, e o servidor José Ribeiro, do setor responsável pela regularização de contribuições, o Sarec.