GWM inicia testes com caminhão a hidrogênio no Brasil
Modelo passa por validações em SP e aposta no hidrogênio verde para descarbonizar o transporte pesado
A GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária global da Great Wall Motor dedicada a tecnologias de célula a combustível, iniciou no Brasil os testes com seu primeiro caminhão movido a hidrogênio, marcando uma nova fase para o transporte pesado de emissão zero no país. A primeira unidade desembarcou no Porto de Santos (SP) e foi encaminhada para a fábrica da GWM em Iracemápolis, onde passa por inspeções técnicas, validações e preparativos para os testes de rodagem.
A inauguração oficial da fábrica, marcada para o dia 15 de agosto, será a oportunidade para a apresentação pública do veículo. “Este caminhão representa mais que um avanço tecnológico; é o começo da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, envolvendo parcerias estratégicas e soluções adaptadas à realidade local”, destaca Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.
O veículo combina uma bateria de 105 kWh com um conjunto de cilindros que armazenam 40 kg de hidrogênio para alimentar as células a combustível. O sistema gera eletricidade a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio, com emissão zero — liberando apenas água como subproduto. A tecnologia também permite a recuperação de energia em desacelerações, aumentando a eficiência.
Durante agosto, engenheiros brasileiros e chineses trabalharão na inspeção do caminhão, focando inicialmente na bateria. Os testes com o sistema de célula a combustível começam em setembro, em colaboração com universidades brasileiras, incluindo a USP, que dispõe de infraestrutura para abastecimento com hidrogênio de baixo carbono produzido a partir do etanol. O projeto integra o Programa MOVER do Governo Federal e está alinhado ao compromisso global da GWM de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.
Do InsideEVs