Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência visita Senai Diadema e reforça parceria pela inclusão e qualificação profissional

Visita destaca ações conjuntas, como a Escola do Sindicato, para ampliar acesso à formação e oportunidades no mercado de trabalho.

A Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência visitou, no último dia 5, o Senai Manuel Garcia Filho, em Diadema, para conhecer de perto o trabalho de inclusão desenvolvido pela instituição, hoje referência na região do ABC. A unidade mantém parcerias com empresas, entidades e escolas estaduais para ampliar o acesso à formação e favorecer a inserção de estudantes com deficiência no mercado de trabalho.

Para o coordenador da Comissão, Cristiano Rodrigues dos Santos, a experiência foi inspiradora e mostrou o potencial da parceria. “O Senai está se destacando pelo trabalho de inclusão e essa parceria com o Sindicato pode ser um grande passo para ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência. A visita nos revelou que a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho pode ser muito mais ampla, pois o Senai oferece diversas possibilidades. Nosso objetivo é levar essas referências para o debate com as empresas, inspirar outras instituições e fortalecer a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, com 92 unidades fixas — entre elas a Manuel Garcia Filho, no Jardim Canhema — e 78 escolas móveis, totalizando mais de um milhão de matrículas anuais.

O Sindicato mantém parceria com o Senai por meio da Escola Livre para Formação Integral ‘Dona Lindu’, na Regional Diadema, que oferece cursos como Analista de Controle de Qualidade, AutoCad 2D, Comandos Elétricos, Informática, Inspetor de Qualidade, Eletricista Instalador e Matemática Aplicada à Mecânica. As vagas são abertas a sócios e dependentes, sócios de outras categorias e pessoas desempregadas. Informações: (11) 4061-1048 ou WhatsApp (11) 99877-9604.