Canadá importa mais veículos do México do que dos EUA pela primeira vez em 30 anos

Política tarifária desencadeada por Donald Trump provocou o declínio das importações dos EUA no Canadá, seu principal parceiro comercial

Pela primeira vez em mais de três décadas, o Canadá importou mensalmente mais veículos do México do que dos Estados Unidos, marcando um precedente histórico nas trocas comerciais entre os países, abaladas pelas tarifas aplicadas pelo presidente americano, Donald Trump, à nação vizinha, principal parceira comercial dos EUA.

Ao todo, o Canadá importou um valor equivalente a US$ 784 milhões em automóveis do México no mês de junho, superando o montante US$ 690 milhões em importações desse tipo dos EUA.

O tarifaço americano abalou os termos do USMCA, acordo de livre comércio entre os países da América do Norte que garante, em grande parte, o livre comércio de veículos e peças entre as nações.

O governo Trump impôs uma tarifa de 25% — elevada depois para 27,5% — sobre o setor automotivo internacional. Em resposta, o Canadá anunciou uma alíquota similar sobre os veículos montados nos EUA. Assim como os EUA, o Canadá também ofereceu alívio às montadoras que mantiveram sua fabricação e investimentos no país.

Do Valor Econômico