Renault vai lançar carros elétricos com base da chinesa Geely contra a BYD
A parceria entre a Renault e a Geely parece estar só começando. Isso porque, de acordo com o CarNewsChina, a fabricante francesa vai utilizar a plataforma mais atualizada da empresa chinesa para lançar novos carros elétricos e híbridos na América Latina. Um dos principais objetivos é bater de frente com a BYD, que cada vez ganha mais mercado na região.
Trata-se da base GEA (Geely Electric Architecture) da Geely, que é derivada da SEA (Sustainable Experience Architecture), usada em carros como Volvo EX30 e Zeekr X, por exemplo, e até no próprio EX5, que também já está à venda no Brasil. A base modular permite a criação de veículos com diferentes tamanhos e tipos de carroceria, mas com foco em maximizar o espaço disponível para passageiros e porta-malas.
Além disso, acomoda diversas opções de motorização, incluindo elétricos, híbridos e motores a combustão. De qualquer forma, o site chinês informa que os novos modelos da Renault serão elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) — e todos SUVs. Além disso, a fabricante francesa será a responsável por desenvolver a carroceria dos carros de forma independente. Por outro lado, a arquitetura e o chassi, serão emprestados da Geely para reduzir os custos.
Os franceses e chineses já são sócios na joint-venture de motores Horse, responsável por produzir, entre outros, os motores que equipam a linha Renault no Brasil, incluindo os 1.0 e 1.3 turbo presentes em Kardian e Duster, respectivamente. Falando em Brasil, a Geely chegou recentemente por aqui justamente em uma parceria com a Renault. Fato é que, com o acordo, a Renault também pode produzir veículos híbridos e elétricos para a chinesa em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). No entanto, a etapa ainda está em fase de aprovação, assim como revelou o CEO da Renault, Luiz Pedrucci.
Do AutoEsporte