Brasil pode ter produção de baterias da CATL para veículos elétricos

Ministro Alexandre Silveira recebeu executivos da CATL para discutir investimentos no país

O Brasil avança nas negociações para a produção nacional de baterias para veículos elétricos. Representantes da CATL (Contemporary Amperex Technology Limited), líder mundial em fabricação de baterias, se reuniram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, para discutir investimentos e ampliar a fabricação local.

O encontro reforçou a cooperação entre Brasil e China em tecnologias limpas e busca consolidar o país como referência global em energias renováveis e sistemas de armazenamento de energia. Para Silveira, a parceria com a CATL simboliza a confiança do setor privado internacional no potencial energético brasileiro e representa uma oportunidade de transformar liderança em energia limpa em empregos, renda e inovação tecnológica.

Atualmente, a CATL detém 39% do mercado global de baterias para veículos elétricos e 37% do segmento de armazenamento energético, o que a coloca como parceira estratégica para acelerar a transição energética no Brasil. A empresa fornece soluções para o setor automotivo e sistemas de armazenamento, fundamentais para a expansão de fontes renováveis como solar e eólica.

Para o mercado de veículos elétricos, a presença da CATL no Brasil pode acelerar a disponibilidade de baterias localmente, reduzir custos logísticos e tornar os carros elétricos mais competitivos. Além disso, a expansão da produção nacional de baterias impulsiona o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia, aplicáveis a diversos setores da economia. Especialistas indicam que a cooperação Brasil–China pode transformar o país em um hub regional de tecnologia limpa, aumentando sua competitividade internacional.

Da Agência Brasil