Carro Sustentável: alta de 23% nas vendas da primeira quinzena

Foram 42,7 mil emplacamentos de modelos com IPI zero das cinco marcas contempladas pelo benefício

A Fenabrave divulgou balanço positivo das vendas do programa Carro Sustentável na primeira quinzena deste mês. Nos 11 dias úteis do período, foram comercializadas 42.685 unidades das cinco marcas contempladas com IPI zero, alta de 23% sobre a primeira quinzena de julho (34.699 emplacamentos) e de 14% sobre os primeiros 15 dias de agosto do ano passado (37.413).

“Toda vez que reduz preço as vendas aumentam”, destacou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, após abertura do 33ª Congresso & Expo Fenabrave no São Paulo Expo, na capital paulista, na quarta-feira, 27. Com o programa, o mercado de leves está apresentando resultado positivo apesar dos juros altos e das maiores dificuldades para obtenção de crédito.

O Carro Sustentável abrange modelos menos poluentes e mais econômicos das marcas Fiat, Volkswagen, Renault, GM e Hyundai. Com exceção da Chevrolet, que reduziu o preço do Onix em apenas R$ 2 mil, as demais diminuíram os valores de tabela em mais de R$ 10 mil, caso do Fiat Mobi e do Hyundai HB20.

O programa ajudou a impulsionar o mercado como um todo na primeira quinzena de agosto, com 94.920 unidades comercializadas, expansão de 6,2% sobre idêntico período de julho (94.099). Já com relação aos 15 primeiros dias do mesmo mês de 2024, houve queda de 9,4%.

Do AutoIndústria