O 7 de setembro e a luta em defesa da democracia e soberania

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Foto: Adonis Guerra

O próximo 7 de setem­bro será marcado por ma­nifestações populares em todo o Brasil promovidas pelos movimentos sociais e pelas centrais sindicais em defesa da soberania brasi­leira contra qualquer tipo de ingerência nos assuntos internos do nosso país.

A afirmação da nossa soberania, mais do que nunca, está vinculada à defesa da nossa democra­cia nesta comemoração do próximo domingo. Ficou escancarada para toda a sociedade a falta de patrio­tismo daqueles que tenta­ram golpear a democracia brasileira em 8 de janeiro de 2023.

Numa clara demons­tração de subserviência aos interesses dos Estados Unidos, sobre os interes­ses do Brasil e cometendo crime de lesa-pátria, esses golpistas, foram até os Es­tados Unidos para conspi­rar contra os interesses da nação brasileira, fazendo falsas denúncias contra o Supremo Tribunal Federal e pedindo ao governo Trump que pressione o Brasil com medidas econômicas, como taxação elevada para os produtos brasileiros, como forma de pressão para anis­tiar o líder da conspiração golpista.

Quanto mais forte a de­mocracia e a soberania popular, mais próximo te­remos o encontro da nação brasileira com os interesses do seu povo. Nesse sentido, a luta pela justiça tributária com a isenção do pagamen­to do imposto de renda para quem ganha até 5.000,00 e a tributação dos mais ricos também, assim como, a redução da jornada de tra­balho e o fim da escala 6×1 apontam para o fortaleci­mento da nossa democracia com mais justiça social.

Portanto, o verdadeiro sentido cívico deste 7 de setembro deve ser a nossa independência como na­ção soberana que nunca abrirá mão de decidir o seu destino guiado pelas mentes e corações do povo brasileiro.

Departamento de Formação