Salão do Automóvel 2025 terá marcas sem estande e busca fabricantes de luxo

“Nosso Salão do Automóvel vai acontecer. ” Foi com esta frase que Igor Calvet, o presidente da Anfavea, a associação das fabricantes de veículos do Brasil, eliminou qualquer dúvida sobre a realização da maior mostra automotiva do país. E mais. Confirmou que, em dois dias, foram vendidos 25 mil ingressos para o evento que será realizado de 22 a 30 de novembro em São Paulo. Considerando que faltam pouco mais de dois meses para a mostra, é improvável que o evento seja cancelado.

Inclusive, a lista de participantes, hoje em 25, considerando a Lecar, que ainda não produz veículos, além de Suzuki e Vespa, como expositoras de motos, pode crescer. Autoesporte apurou que marcas de luxo foram procuradas para se juntarem ao grupo. BMW e Audi, por exemplo, abriram conversas, mas desistiram. Procuradas, as duas empresas disseram que não participarão do Salão do Automóvel. A Mercedes-Benz ainda não respondeu. Porsche, Volvo e Jaguar Land Rover já haviam sinalizado que estariam fora.

Até agora, Lexus e Denza (submarca de luxo da BYD) são as únicas do segmento premium já confirmadas. Também está previsto o chamado Dream Lounge para reunir carrões, mas o espaço não tem relação direta com as fabricantes. De todo modo, há gigantes na lista de ausências. Volkswagen, Chevrolet, Ford, Nissan não estarão no evento. Ainda assim, com um cardápio já vasto de expositores, o Salão do Automóvel busca um público similar ao da última edição, realizada em 2018.

“Estimamos entre 50 mil e 70 mil pessoas por dia”, disse Calvet. No entanto, a RX, organizadora do evento, e a Anfavea, grande apoiadora do Salão do Automóvel, parecem divergir de alguns pontos. A primeira afirma que todas as marcas confirmadas terão estandes de exposição. Calvet, no entanto, disse que alguns fabricantes optaram por restringir a participação aos test-drives, sem montar estandes no pavilhão. Autoesporte apurou que há mais de uma marca nesta situação atualmente. O cenário ainda pode mudar até a abertura dos portões.

Do AutoEsporte