Metalúrgico do ABC participa de reunião no Chile sobre futuro do trabalho
Encontro reuniu mais de 150 lideranças de 25 países, entre representantes de trabalhadores, institutos de ensino e governo

O membro do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S, no Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, participou da 47ª Reunião da Comissão Técnica da OIT/Cinterfor (Organização Internacional do Trabalho/Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional), realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 27 e 29 de agosto.
O encontro reuniu mais de 150 lideranças de 25 países, entre representantes de trabalhadores, de diversos institutos e governo para discutir o tema “Formação para o Futuro do Trabalho com Diálogo Social”. O objetivo foi reunir governo, comunidade acadêmica e representação dos trabalhadores para compartilhar experiências e elaborar políticas públicas com o intuito de ampliar a discussão sobre qualificação profissional diante das mudanças no mundo do trabalho.
Para o dirigente, o encontro foi um espaço essencial de articulação tripartite. “A importância de um evento como esse está em reunir os principais institutos de qualificação profissional, com a participação de mais de 25 países e mais de 150 lideranças de diferentes setores”, afirmou.
Bigodinho também ressaltou a urgência do debate diante da velocidade das transformações tecnológicas. “Diferente das revoluções industriais do passado, que levavam até um século para acontecer, hoje vivemos um avanço extremamente rápido e intenso. Por isso, é fundamental discutir qualificação, formação profissional e diálogo social, com inclusão, pois é dessa forma que vamos apoiar principalmente aqueles que mais precisam”, concluiu.