Tribuna na Mão fortalece mobilização e diálogo na Evacon
Ação aproxima trabalhadores da Direção do Sindicato, garante transparência e prepara luta para conquistas coletivas

Em Diadema, trabalhadores e trabalhadoras na Evacon receberam na manhã de ontem a Tribuna na Mão entregue pela Diretoria Executiva do Sindicato na porta da fábrica. A iniciativa, realizada semanalmente nas empresas, é parte essencial da estratégia de comunicação direta com a categoria, garantindo que cada companheiro e companheira tenha acesso às informações sobre a luta sindical, campanhas salariais e defesa de direitos.

O coordenador da Regional Diadema, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, reforçou a importância do Projeto Retomada dos Metalúrgicos do ABC e da mobilização no Grupo 2, cuja Campanha Salarial 2025 segue em negociação. “Até agora não há acordo fechado, mas o Sindicato está empenhado para que, em breve, possamos ter uma proposta que atenda também todos desse grupo”, afirmou.

Segundo ele, a FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e seus sindicatos filiados intensificaram as ações junto às empresas do G2, inclusive com o envio de documentos sobre a possibilidade de greve. Hoje, a Evacon conta com cerca de 176 trabalhadores, dos quais aproximadamente 40% são sindicalizados.

O coordenador de área Gilberto da Rocha, o Amendoim, destacou a boa recepção da categoria. “Sempre que o Sindicato visita à fábrica, somos bem recebidos pela companheirada. Além da entrega do jornal, dialogamos sobre a Campanha Salarial, que já avançou bastante, mas ainda exige garantias como a renovação das cláusulas sociais e o reajuste de 6,4% nos pisos e salários. O Grupo 2 não ficará de fora: se não houver acordo, os trabalhadores saberão responder”.