Mercedes-Benz confirma testes com caminhões a gás no Brasil

A Mercedes-Benz confirma testes com caminhões a gás no Brasil. Tradicionalmente focada em soluções elétricas, de hidrogênio e biodiesel para reduzir emissões em seus veículos comerciais, a Mercedes-Benz começa a dar sinais de mudança de rota no Brasil. Pela primeira vez, a fabricante confirma que já realiza testes com caminhões movidos a gás natural e biometano no País.

A revelação foi feita no dia 17/09, pelo Vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças e Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez. Ele explicou que a empresa não pode mais ficar fora dessa alternativa. “O mercado tem puxado cada vez mais a discussão e se aberto cada vez mais para o gás. Então nós estamos, sim, desenvolvendo soluções para também oferecer essa possibilidade dentro do nosso portfólio, em segmentos específicos para os nossos clientes”, afirmou.

Segundo o executivo, protótipos já estão em fase de avaliação pela engenharia da marca no Brasil. A decisão de avançar com o desenvolvimento foi impulsionada tanto pelo programa Combustível do Futuro, que prevê incentivos ao uso de energias limpas, quanto pelo avanço da infraestrutura de abastecimento no País. Empresas do setor projetam crescimento de até seis vezes na oferta de biometano até 2030.

Os primeiros modelos a gás da Mercedes-Benz no Brasil deverão atender segmentos vocacionais, como a colheita de cana-de-açúcar e a coleta de resíduos urbanos, onde a logística de abastecimento é mais previsível. Para o transporte rodoviário de longa distância, a empresa considera que ainda é cedo, justamente pela limitação da infraestrutura. Embora não tenha revelado datas para o lançamento, o vice-presidente garantiu que os testes estão em andamento no Brasil.

Do Transporte Mundial