Com fábrica parcialmente destruída, Toyota cancela apresentação do Yaris Cross
SUV compacto deveria chegar às lojas em novembro, mas cronograma deve ser alterado
A Toyota adiou a apresentação do SUV compacto Yaris Cross, seu principal lançamento em 2025. O carro seria apresentado em eventos marcados para a segunda quinzena de outubro, chegando às lojas em novembro. A mudança ocorreu devido à interrupção nas operações da fábrica de motores em Porto Feliz (interior de São Paulo) por tempo indeterminado. A unidade foi parcialmente destruída pelo vendaval que atingiu boa parte do estado de São Paulo na segunda (22).
A montadora confirmou que a ocorrência climática impactou diretamente a produção da planta de Sorocaba, onde será fabricado o Yaris Cross. Unidades do novo SUV já estavam sendo preparadas para o lançamento, mas a linha de produção está com seus três turnos paralisados. A fábrica de Porto Feliz não produz motores e transmissões para serem estocados, algo previsto no modelo Kanban desenvolvido pela empresa, que é referência na indústria.
O método desenvolvido pela montadora japonesa é baseado na economia de recursos: a produção de veículos é continuamente adequada à demanda, evitando desperdício ou acúmulo de estoque tanto de carros prontos como de seus componentes. A falta de um componente interrompe a fabricação do produto como um todo.
A paralisação das atividades coloca a marca em desvantagem competitiva diante da concorrente Honda, que produz seus carros em Itirapina, outra cidade da mesma região. A empresa também confirmou o lançamento de um novo SUV compacto para novembro, o WR-V. O Yaris Cross tem uma vantagem competitiva, já que desde o lançamento terá opções com motorização 1.5 híbrida flex. A produção dos modelos Corolla e Corolla Cross também foram afetadas pela paralisação.
Da Folha de São Paulo