Mercado global de VEs deve representar 40% do total até 2030
As vendas de veículos elétricos poderão representar 40% do total global até 2030, chegando até 20 milhões de unidades por ano, de acordo com estudos da Agência Internacional de Energia (IEA). Esses números devem ser batidos se os atuais compromissos climáticos forem mantidos. Essa mudança estrutural impulsiona também a demanda por baterias de íons de lítio e, com ela, o desenvolvimento de novas fábricas em larga escala.
De acordo com a S&P Global Commodity Insights, a capacidade global de produção de baterias mais do que dobrará até o final da década, passando de 2,8 TWh em 2023 para 6,5 TWh em 2030. Esse cenário exige processos de fabricação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Essa projeção de crescimento traz como responsável por esse crescimento contínuo a queda nos custos médios dos modelos, a ampliação da oferta e políticas industriais voltadas à descarbonização.
Com a demanda por veículos elétricos disparando, fabricantes de baterias e carros estão buscando soluções para aumentar a produção sem perder qualidade e segurança. Essas plataformas digitais (como o FactoryTalk InnovationSuite, sistemas MES e a estratégia Connected Enterprise), conectam dados e processos em tempo real, permitindo que fábricas trabalhem de forma integrada e com menos erros.
Um exemplo prático vem da América do Norte. A fabricante The Shyft Group utilizou a plataforma da Rockwell para desenvolver um chassi leve para caminhões elétricos em tempo recorde de nove meses entre o projeto e a produção. A integração digital ajudou a alinhar operações, finanças e a cadeia de suprimentos em um único sistema. Os veículos resultantes são 100% elétricos e projetados para viagens urbanas de até 350 quilômetros, o que os torna uma solução eficiente para a logística urbana.
Do Canal VE