Trump diz que taxará caminhões, medicamentos e móveis fabricados fora dos EUA

As tarifas entram em vigor a partir de 1º de outubro e vão de 25% a 100%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (25) uma nova rodada de tarifas contra uma ampla gama de produtos importados. A partir de 1º de outubro, medicamentos patenteados, caminhões pesados e móveis, como armários de cozinha e estofados, serão taxados. As alíquotas vão de 25% a 100%.

Trump lançou inúmeras investigações de segurança nacional a respeito de possíveis novas tarifas sobre uma grande variedade de produtos em seu segundo mandato, lançando uma sombra sobre as perspectivas econômicas globais e paralisando a tomada de decisão por parte de empresas.

A nova tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado se aplicará a todas as importações, a menos que a empresa responsável já tenha iniciado a construção de uma fábrica nos EUA, segundo anunciou Trump em sua rede social.

As alíquotas representam um novo abalo nas empresas globais do setor, que já enfrentam os custos elevados, problemas nas cadeias de suprimento e a incerteza dos consumidores após a deflagração da guerra tarifária de Donald Trump.

Do Valor Econômico