Vitória do povo: PEC da blindagem é derrubada no Senado

Após manifestações do último domingo, medida que tinha sido aprovada pelos deputados, foi enterrada

Foto: Adonis Guerra

Atendendo ao clamor popular expresso nas manifestações que reuniram centenas de milhares de pessoas em todo o país, no último domingo, 21, o Senado Federal rejeitou na última quarta-feira, 24, por unanimidade, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem.

A proposta, já aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados, previa que parlamentares só poderiam ser processados criminalmente com autorização prévia do Congresso Nacional. Como uma PEC só entra em vigor após aprovação nas duas casas legislativas, a decisão do Senado enterrou de vez a medida.

O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, destacou a força da mobilização popular. “A forma como a sociedade brasileira reagiu foi determinante. A medida, que buscava proteger parlamentares que cometessem ou viessem a cometer crimes, criando privilégios ainda maiores do que os que já existem, gerou revolta e levou o povo às ruas e a voz do povo foi ouvida”.

O dirigente reforçou que a pressão popular foi decisiva para barrar o retrocesso. “A decisão do povo, o fato de lotarmos as ruas, fez com que o Senado pudesse rever a posição da Câmara e rejeitasse a PEC da Blindagem. A vitória é do povo brasileiro, que se rebelou, que foi para a rua, mostrou que quando o povo vai para as ruas, o Congresso escuta”.