Grande ABC e movimento sindical fortalecem articulação em Brasília por segurança, clima e indústria de defesa

Agenda multisetorial incluiu encontros no Ministério da Justiça, Meio Ambiente e Defesa. Região busca garantir investimentos, cooperação internacional e qualidade de vida para a população

Foto: Divulgação

O presidente da IndustriALL-Brasil e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, liderou uma série de agendas em Brasília, no último dia 17, acompanhado por dirigentes da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e representantes dos químicos da CUT. A comitiva se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, com membros do Ministério da Defesa e articulou, no Senado, políticas públicas em defesa da indústria nacional.

Entre os destaques, esteve a discussão da PEC 55/2023, que propõe garantir um orçamento mínimo de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do ano anterior para investimentos no Ministério da Defesa. O movimento sindical defende que a medida é fundamental não apenas para a soberania nacional, mas também para a geração de empregos qualificados e para o fortalecimento de cadeias industriais de alto valor agregado.

“A indústria de defesa é central não apenas para proteger a soberania do país, mas também para irradiar inovação tecnológica e desenvolvimento para outros setores produtivos. Além disso, pode gerar milhares de empregos de qualidade”, afirmou Aroaldo.

Agendas

Na reunião com Lewandowski, foi apresentado o ABC + Seguro, primeiro projeto intermunicipal do Brasil voltado ao combate à criminalidade com foco em prevenção, tecnologia e integração das forças de segurança. O ministro recebeu convite para visitar o Grande ABC e acompanhar de perto as entregas da iniciativa.

Aroaldo também participou de encontro com a embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, que manifestou interesse em visitar a região e contribuir com a agenda de cooperação internacional em torno da emergência climática.

Foto: Divulgação

No Ministério do Meio Ambiente, a comitiva reforçou a defesa de políticas públicas que enfrentem os impactos da crise climática e apoiem a adaptação regional, como o projeto Pré-COP 30 Grande ABC, que busca inserir a região no debate global sobre sustentabilidade.

“A Sala Grande ABC [escritório do Consórcio em Brasília] tem cumprido um papel estratégico para garantir que nossas demandas sejam ouvidas. A pauta da segurança, com o ABC + Seguro, e as parcerias internacionais em Meio Ambiente mostram que estamos conectando o Grande ABC com o futuro e garantindo qualidade de vida para nossa população”, destacou Aroaldo.

As agendas também avançaram no campo da geopolítica. A comitiva esteve no Ministério das Relações Exteriores para debater o papel da indústria chinesa no Brasil e suas implicações para o desenvolvimento e a reindustrialização. O conjunto das reuniões mostrou a força da articulação entre movimento sindical, poder público e cooperação internacional, consolidando o Grande ABC como polo estratégico de inovação em segurança pública, sustentabilidade e defesa da soberania nacional.