Fiat consolida liderança e caminha para o Penta
Com quase 80 mil unidades de diferença para a vice-líder a Fiat está garantida na liderança do mercado brasileiro pelo quinto ano consecutivo. Restando três meses para o fim do ano soma 384,6 mil licenciamentos, o que representa 21,3% de participação de mercado.
A Volkswagen, em trajetória ascendente, soma 305,9 mil licenciamentos e 16,9% de participação. Não será suficiente para desbancar a líder em 2025 – embora a empresa mire a liderança no médio prazo. Completa o pódio, em recuperação, a Chevrolet. As vendas caíram 13,9% de janeiro a setembro, mas a queda ficou 1 ponto porcentual abaixo da registrada até agosto.
Em setembro a Hyundai superou a Toyota na quarta posição, mudança que deverá se consolidar também até o fim do ano devido à situação da Toyota, que precisou parar a produção por causa da tragédia na fábrica de motores em Porto Feliz, SP, e que só deverá voltar a operar em plena capacidade a partir do ano que vem.
A BYD manteve também a oitava posição, deixando Honda e Nissan na nona e décima posições. Ainda sem produção local: a inauguração de Camaçari, BA, está agendada para a quinta-feira, 9.
Da AutoData