GWM faz parceria com novo laboratório de hidrogênio

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugurou na quinta-feira, 9, em São Paulo (SP), o seu Laboratório de Hidrogênio, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A iniciativa terá a GWM como parceira em testes e estudos voltados à segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados. O acordo entre a montadora chinesa e o instituto abre caminho para novas frentes de pesquisa e desenvolvimento na área de hidrogênio.

Isso inclui testes de tanques de alta pressão e estudos de segurança e eficiência energética. O laboratório tem uma infraestrutura completa para pesquisas que envolvem toda a cadeia do hidrogênio, desde a produção e armazenamento ao abastecimento e uso final.  Entre os equipamentos duas estações de abastecimento de hidrogênio, uma para veículos leves e outra para pesados.

Durante o evento de inauguração, a montadora levou o seu primeiro caminhão movido a célula de combustível a hidrogênio, trazido para o Brasil em agosto. O modelo foi criado pela FTXT, subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio. O caminhão funciona com hidrogênio verde a partir de uma reação entre hidrogênio e oxigênio que gera eletricidade, emitindo apenas vapor de água no escapamento.

O modelo foi trazido para o Brasil para uma série de testes que vão avaliar o desempenho e viabilidade do modelo para o mercado nacional. Com a inauguração do laboratório, a GWM contará com um local para abastecimento do caminhão a hidrogênio em São Paulo. O que, segundo a montadora, vai fomentar e acelerar o processo de viabilização do projeto de combustível no país.

Do Automotive Business