BYD inicia a produção dobrando a aposta no Brasil

Com a presença de Wang Chuanfu, fundador e presidente executivo da BYD, do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e sua enorme comitiva composta por ministros, senadores e deputados, a fabricante de origem chinesa deu início oficial à produção no Brasil. Não se tratou, no entanto, de uma cerimônia tradicional, com visita à linha de produção para conhecer as etapas de montagem dos kits SKD de modelos chineses, agora nacionalizados.

Todos os convidados, confinados em um canto do enorme galpão que abriga a produção da BYD brasileira, foram informados de que, além do pontapé inicial na produção, um inédito Song Pro híbrido plug-in flex, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, começa a ser montado em Camaçari.

E não é só isso: políticos e executivos da BYD celebraram que a atual capacidade da fábrica recém-inaugurada passará das atuais 150 mil unidades ao ano para 600 mil veículos anuais, quando todo o complexo estiver pronto. O valor investido na ampliação e o prazo não foram mencionados.

A reportagem não teve contato com absolutamente ninguém da direção da BYD para confirmar essas informações, mas por meio de comunicado, e dos discursos que exaltaram o início da operação brasileira, essas novidades foram apresentadas. A BYD produziu a primeira versão híbrido flex no Brasil, de uma série de trinta unidades que serão utilizadas durante a COP30, em novembro em Belém, PA.

Da AutoData