No varejo, VW encosta na Fiat e Toyota na GM

A disputa no varejo automotivo segue bastante acirrada este ano, com participações cada vez mais próximas das duas primeiras colocadas, Fiat e Volkswagen, e também entre o terceiro e quarto lugares, que são da General Motors e Toyota. Entre a líder e a vice-líder, a diferença de market share nas compras com CPF é de insignificante 0,6 ponto porcentual.

Com fatias de 14,84% e 14,18% e volumes, também pela ordem, de 209,4 mil e 200 mil unidades no acumulado dos primeiros noves meses do ano. No caso da Toyota e GM, as participações no acumulado de 2025 são de, respectivamente, 10,22% e 9,17%, ou seja, diferença de apenas 1,05 ponto porcentual. Em volume, foram 144,2 mil e 129,4 mil emplacamentos de carros e comerciais leves.

A Fenabrave revela o Top 9 das marcas mais vendidas no varejo e no atacado. No primeiro caso, o ranking é complementado pela Hyundai, BTY, Honda, Caoa Chery e Jeep, cujas participações vão de 8,5% a 4% de cima para baixo. Já o ranking do atacado a disputa é bem menos acirrado entre as três primeiras colocadas e bem mais do quatro ao novo lugares. A Fiat lidera com folga sobre a VW, detendo 27,1% das vendas diretas ante índice de 19,6% da sua concorrente mais direta.

Na sequência vem a GM, com 11% de market share no atacado, ou seja, entre a primeira e terceira colocadas a diferença chega a expressivos 16 pontos porcentuais. Já as participações seguintes são bem próximas, variando de 7,2% a 5,4% entre Renault, Hyundai, Toyota e Jeep. Considerando o mercado como um todo, a GM é a que mais perde no Top 3 e a VW a que mais ganha.

Do AutoIndústria