Sindicato reforça diálogo com Tupy por ferramentaria e fundição nacional
Em Santa Catarina, encontro tratou de parcerias para fortalecer setores, qualificar a mão de obra e modernizar indústria de moldes

O Sindicato participou de uma importante reunião com representantes da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) e da Tupy, empresa referência no setor de fundição em Joinville, Santa Catarina, dia 1º de outubro. O encontro teve como foco fortalecer o diálogo e construir uma articulação política capaz de impulsionar o setor de ferramentaria no país.
O membro do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S pelo Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, destacou o papel estratégico da aproximação. “O que nós, representantes dos trabalhadores, junto à Abinfer, estamos fazendo é justamente buscar uma aproximação com a Tupy, aproveitando essa nova articulação que o Rafael Lucchesi pode promover. A Tupy é uma grande consumidora de moldes de fundição e pode ser uma parceira importante nesse processo de fortalecimento da indústria nacional”.

Bigodinho lembrou que Rafael Lucchesi, atual CEO da Tupy, foi diretor nacional do Senai e tem histórico de incentivo à qualificação profissional e à inovação tecnológica. “Queremos apresentar tudo o que temos desenvolvido: o Projeto Podium e o desdobramento da política de ferramentaria, além de buscar apoio institucional da empresa nessa agenda. A Tupy já teve escola de formação profissional e esperamos que esse diálogo ajude a reconstruir este propósito”, completou.
A iniciativa integra o esforço do Sindicato para recolocar a ferramentaria no centro da política industrial brasileira, conectando formação técnica, modernização do parque de máquinas e certificação de qualidade. Em novembro de 2023, o Sindicato e representantes do setor entregaram ao governo federal o Projeto Podium, documento que reúne propostas para tornar o setor mais competitivo, gerar empregos qualificados e reafirmar a importância da produção nacional de moldes e ferramentas.