Toyota retoma os trabalhos em Sorocaba e Indaiatuba após vendaval

Funcionários das duas fábricas regressam depois de férias coletivas emergenciais

A Toyota inicia os trabalhos de retomada de produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas em São Paulo, na terça-feira, 21, após quase 1 mês de paralisação provocada pelo forte vendaval que destruiu parte da fábrica de motores de Porto Feliz. A montadora vai reunir os funcionários das duas unidades para começar os preparativos da produção, que ocorrerá de fato apenas em 3 de novembro por meio de motores e outros componentes importados do Japão.

O cronograma de retomada estipulado pela montadora, portanto, segue sem alterações. A preparação, no caso a que envolve os funcionários das áreas produtivas, constitui ajustes logísticos e de equipamentos das linhas. A manutenção dos ativos seguiu em operação durante as férias coletivas acordada com os sindicatos.

A produção ocorrerá de forma gradual, e envolvendo apenas os modelos híbridos da sua oferta. Ou seja, o Toyota Corolla em Indaiatuba e o Corolla Cross, em Sorocaba. Os motores de combustão – nas versões flex e a gasolina – também serão importados, mas desembarcam no país apenas em janeiro, quando será retomada a produção dos demais modelos do portfólio da Toyota.

Enquanto os funcionários da Toyota voltam para Indaiatuba e Sorocaba, os trabalhadores de Porto Feliz seguem em layoff sem prazo de retorno. Segundo a legislação trabalhista do país, esse período de suspensão dos contratos pode ser de, no máximo, cinco meses.

Do Automotive Business