Trabalhadoras na Revoluz participam de roda de conversa sobre Outubro Rosa

Encontro reforça importância da prevenção do câncer de mama e incentiva doações de cabelo para mulheres em tratamento

Foto: Adonis Guerra

Trabalhadoras na Revoluz, em Diadema, participaram na última sexta-feira, 17, de uma roda de conversa promovida pela Comissão das Metalúrgicas do ABC em alusão ao Outubro Rosa. O encontro trouxe reflexões sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de renovar o compromisso das metalúrgicas com a solidariedade por meio da campanha Doe Fios de Amor, que transforma doações de cabelo em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.

A diretora executiva da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e integrante do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Legas, Aparecida Maria de Melo Santos, a Cida, destacou a força e a união das trabalhadoras. “Foi um momento de aprendizado, união e amor entre mulheres fortes e cheias de fé. Saio motivada a cuidar mais de mim e a inspirar outras mulheres a fazer o mesmo. Juntas somos mais fortes”, afirmou.

O espírito solidário também se refletiu em ações concretas: as companheiras na fábrica organizaram a doação de seis cestas básicas destinadas a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Adonis Guerra

Para Daiane de Souza Carvalho, trabalhadora na Revoluz, o encontro reforçou a importância do autocuidado e da empatia. “Foi um momento muito especial. Trocamos experiências e aprendizados que fazem a diferença no nosso dia a dia. Quero dizer a todas as companheiras: façam seus exames, se observem e se priorizem. Prevenção é amor e coragem”.

A campanha Doe Fios de Amor segue ativa durante todo o mês. As doações podem ser feitas na Sede do Sindicato, em São Bernardo, e nas Regionais de Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. São aceitos todos os tipos de cabelo com, no mínimo, 15 centímetros de comprimento, secos, presos com elástico e guardados em saco plástico.