Produção de veículos segue normal, mas com sinal amarelo
A produção de veículos segue seu ritmo normal nas fábricas brasileiras, apesar do fantasma da falta de chips, que voltou a assombrar a Europa e já apareceu por aqui, dando sustos que fizeram Anfavea e Sindipeças bater à porta do governo em busca de colaboração. A Agência AutoData questionou diversas empresas a respeito da situação e nenhuma informou haver impacto direto imediato, embora tenham acendido o sinal amarelo.
A Volkswagen, dentre as procuradas pela reportagem, foi a única a não descartar problemas no curto prazo, devido à “situação dinâmica”. A montadora afirmou, em nota, que busca opções alternativas de fornecimento para minimizar a situação. Na Europa a companhia garantiu produção normal ao menos até o fim do mês, segundo reportagem da agência de notícias Reuters.
Os componentes produzidos pela Nexperia não são chips de alta tecnologia, mas de baixo custo com produção em massa. Operam em funções como interruptores e controles do volante, o que torna menos complicado encontrar fornecedores alternativos que entregam peças semelhantes.
Uma fonte da indústria brasileira afirmou à reportagem que não são as montadoras que compram os semicondutores, mas seus fornecedores. Por este possível efeito pulverizado é difícil mapear com precisão a situação real do momento, por isto a preocupação e o alarde gerado pela Anfavea e pelo Sindipeças: se faltar um chip em um componente toda a produção pode ser comprometida.
Da AutoData