Caminhões elétricos da Volvo já rodaram mais de 250 milhões de quilômetros

A frota de 5.700 caminhões elétricos da Volvo que rodam por todo o mundo atingiu uma marca impressionante nos últimos dias. De acordo com a montadora, os veículos já ultrapassaram os 250 milhões de quilômetros percorridos desde 2019, atuando em 50 países. A distância, equivalente a 6.200 voltas no planeta Terra, necessitaria de quase 80 milhões de litros de diesel em caminhões convencionais, o que geraria uma emissão de mais de 210 mil toneladas de CO2.

“É ótimo ver esse desenvolvimento e como as empresas de transporte estão aproveitando os benefícios do uso de caminhões elétricos nas operações diárias. Os caminhões elétricos estão reduzindo as emissões e proporcionando um ambiente de trabalho mais confortável e silencioso para os motoristas”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Para a Volvo, apesar do avanço, é visível que a transição do setor para os modelos elétricos ainda é lenta. “Não temos as condições de mercado que tornariam lucrativo para todas as transportadoras descarbonizarem o transporte. Isso precisa mudar se quisermos ver mais caminhões elétricos nas ruas”.

Os maiores mercados para os caminhões elétricos da Volvo atualmente são Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e EUA. O portfólio de caminhões elétricos da empresa é composto por oito modelos que atendem às necessidades de uma ampla gama de aplicações – desde distribuição urbana e gerenciamento de resíduos até transporte regional e construção.

Blog do Caminhoneiro