Metalúrgicas do ABC participam de ciclo de palestras sobre Outubro Rosa em Taubaté (SP)

Encontro reuniu trabalhadoras e especialistas em saúde para debater prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Atividades seguem hoje em Diadema

As metalúrgicas do ABC participaram no último dia 17 do ciclo de palestras sobre prevenção ao câncer de mama promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, em alusão ao Outubro Rosa. O encontro reuniu trabalhadoras e especialistas da saúde em um diálogo sobre autocuidado e diagnóstico precoce, pilares para salvar vidas.

Para a diretora executiva da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Legas, Aparecida Maria de Melo Santos, a Cida, o evento foi inspirador. “Foi um momento de troca e acolhimento. As companheiras organizaram tudo com sensibilidade. Ouvir o depoimento de uma mãe atípica que enfrentou o câncer foi emocionante e nos fez refletir sobre a importância da empatia e da solidariedade”.

Dando continuidade às ações de conscientização, a Comissão de Metalúrgicas do ABC realiza hoje, às 9h, atividade na Regional Diadema (Av. Encarnação, 290, Piraporinha). O evento contará com a ginecologista Ana Paula Pereira e a massoterapeuta Ligia Spedaletti, da Associação Terapêutica de Cannabis Medicinal Flor da Vida. A proposta é ampliar o diálogo sobre prevenção, tratamento e bem-estar, reforçando que o cuidado é um ato de amor.

O câncer de mama continua sendo o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são estimados 73.610 novos casos para 2025, o que reforça a urgência de fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso aos exames de rotina pelo SUS (Sistema Único de Saúde).