Carro voador da Embraer fará voo inaugural em dezembro
Aeronave elétrica da Eve será produzida em Taubaté e deve operar comercialmente em 2027
A Embraer marcou para dezembro o primeiro voo do carro voador da Eve Air Mobility, a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical que é a principal aposta brasileira no setor de mobilidade aérea e deve começar a operar comercialmente em 2027, após a certificação junto aos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.
O eVTOL tem 2,8 mil unidades encomendadas em nove países e será produzido em Taubaté (SP). A fábrica terá capacidade para montar até 480 unidades por ano e, de acordo com a Embraer, foi escolhida pela combinação de infraestrutura, mão de obra qualificada e proximidade com o polo tecnológico de São José dos Campos.
O CEO da companhia, Francisco Gomes Neto, confirmou durante teleconferência de resultados que o plano segue dentro do cronograma e que o voo experimental em dezembro será o primeiro passo rumo à certificação definitiva.
Segundo ele, “toda a equipe está comprometida e trabalhando para colocar o eVTOL em operação até o fim de 2027”. A companhia quer consolidar o Brasil como referência global em mobilidade aérea elétrica e o primeiro voo do eVTOL, previsto para dezembro, será o passo mais simbólico até aqui.
Do Carros IG