Ram Rampage é mais um projeto brasileiro que será vendido na Europa

Desenvolvida no Brasil, picape intermediará será lançada no mercado europeu para ampliar gama local e atrair novos consumidores para a marca

Depois de pouco mais de dois anos de comercialização no Brasil, a Ram Rampage ganhará status global e passará a ser vendida também na Europa. A informação foi confirmada pela própria Stellantis, que levará a picape intermediária para a região com o objetivo de “preencher uma lacuna no mercado”.

A apresentação inicial para o público local será realizada ainda nesta semana na Fieracavalli 2025, tradicional feira equestre sediada na Itália. Com o lançamento, a Ram espera alcançar uma nova faixa de público e explorar o ainda incipiente mercado europeu de caminhonetes monobloco. A fábrica de Goiana (PE), é a única a produzir a Rampage no mundo, o que leva a crer que a picape chegará à Europa a partir do Brasil.

Lançada em meados de 2023, a Rampage foi o primeiro veículo da Ram a ser concebido e desenvolvido inteiramente no Brasil. Ao todo, o projeto mobilizou mais de 800 engenheiros e técnicos no país, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. Na história da indústria automobilística nacional, a chegada à Europa de um carro projetado totalmente no Brasil não é novidade.

O Volkswagen Fox, por exemplo, foi criado por brasileiros no início dos anos 2000 e vendido no Velho Continente entre 2005 e 2011. Mais recentemente, a mesma estratégia foi implementada com o Nivus, desenvolvido em solo nacional e lançado lá fora como Taigo. Na Ford, as últimas gerações de EcoSport e Ka, projetadas por engenheiros brasileiros, também foram vendidas no mercado europeu. Na Chevrolet, o projeto da primeira geração da Meriva, lançada aqui em 2002, foi compartilhado com a Opel.

Do Auto Esporte