Europa quer carros elétricos menores por menos de R$ 120 mil, como no Japão
Comissão Europeia quer criar categoria “sub20” de carros elétricos, com regras simplificadas e foco em baixo custo
O avanço da tecnologia e dos recursos de segurança aumentou muito nos últimos anos. Infelizmente, com ele veio também o crescimento do ticket médio dos preços de carros novos. Ainda assim, há quem trabalhe para reverter esse quadro e apresentar soluções menos custosas — caso dos e-cars. Conceitualmente, trata-se de um carro pequeno, econômico e de zero emissões, inspirado nos kei-cars japoneses, modelos compactos e campeões de vendas no Japão por oferecerem custo baixo e praticidade no uso urbano.
A União Europeia prepara um projeto para um novo tipo de veículo elétrico para conter o aumento dos preços e reaquecer as vendas. Os e-cars serão uma categoria intermediária entre os quadriciclos pesados e os automóveis convencionais, com regras mais simples e custos de produção reduzidos. A proposta será apresentada no dia 10 de dezembro pela Comissão Europeia, em Bruxelas (BEL).
Hoje, produzir um elétrico barato na Europa é praticamente inviável. As rígidas exigências da União Europeia obrigam as marcas a incluir uma série de dispositivos eletrônicos e estruturais, o que encarece significativamente o produto final. Com os e-cars, Bruxelas busca um compromisso entre segurança, custo e competitividade industrial, permitindo que o continente volte a competir no segmento de entrada.
A inspiração vem do Japão, onde os kei-cars dominam o mercado há décadas com seus preços baixos e dimensões reduzidas. As montadoras pressionam há anos por uma revisão das normas para viabilizar carros pequenos e elétricos fabricados dentro do bloco. Agora, governos também se alinham à causa. Ao criar uma categoria de veículos sub20, a União Europeia pretende tornar a eletrificação mais acessível, preservar empregos na indústria e reduzir a dependência de modelos asiáticos de baixo custo.
Do InsideEVs