Fábrica do Onix também será a fábrica do Sonic em 2026
É a primeira vez que a unidade gaúcha da General Motors receberá mais de um modelo em sua linha de produção
A fábrica da General Motors instalada em Gravataí (RS) vai receber pela primeira vez a produção de um segundo modelo. A partir do ano que vem, além do Chevrolet Onix, a montadora vai produzir ali na unidade gaúcha o SUV cupê inédito Chevrolet Sonic. O anúncio foi feito na quarta-feira, 12, nas redes sociais da montadora.
A produção de um novo modelo já era esperada pelo mercado, uma vez que a GM já tinha anunciado a medida junto com o seu investimento para a região. A produção do novo veículo, portanto, será custeada com os recursos do atual ciclo de investimento que dura até 2028. No caso, será RS 1,2 bilhão na unidade.
O novo SUV será construído sobre a mesma base do Onix, no caso, a plataforma GEM (Global Emerging Markets, na sigla em inglês). Os Chevrolet Tracker e Montana, produzidos em São Caetano do Sul (SP), também utilizam essa plataforma. Ainda não se sabe se o modelo terá uma versão equipada com motor híbrido flex. De qualquer forma, esse tipo de powertrain está no escopo da GM para seus próximos lançamentos.
A fábrica de Gravataí iniciou suas operações em 2000, com a produção do compacto Chevrolet Celta. Em 2006 chegou às linhas o sedã Prisma, com a primeira geração do Onix chegando depois, em 2012. Segundo o sindicato local dos metalúrgicos, a fábrica de Gravataí está operando em jornada de dois turnos. O nome Sonic, segundo a montadora, é uma espécie de resgate do modelo compacto produzido no México que circulou importado pelo mercado brasileiro nos idos dos anos 2000.
Do Automotive Business