Volkswagen suspende desenvolvimento de novos carros por falta de dinheiro, diz jornal alemão

Segundo jornal Bild, conselho administrativo adiou a aprovação de novos investimentos por falta de recursos

A grave crise financeira que afeta a Volkswagen desde 2024 parece não dar trégua para os executivos de Wolfsburg. Depois de quase fechar fábricas e realizar demissões em massa na Alemanha, a empresa agora suspendeu o desenvolvimento de novos veículos. De acordo com o jornal Bild, a decisão foi tomada após o conselho de administração da empresa alegar falta de dinheiro para a aprovação de novos investimentos.

O recurso é considerado essencial para a empresa financiar futuros modelos e modernizar sua vasta rede de produção, que envolve mais de 100 fábricas em todo o mundo. O sinal verde deveria ter sido dado na semana passada, mas continua em aberto por conta da situação financeira incerta da montadora. Segundo fontes internas, os executivos estão tão inseguros sobre os planos que a aprovação poderá levar meses.

Dentro da estratégia corporativa da Volkswagen, o planejamento dos investimentos é considerado parte indispensável do negócio. O orçamento determina quais fábricas serão modernizadas, quais modelos serão produzidos e quais tecnologias serão aplicadas. Com o adiamento desse planejamento, toda a cadeia de novos projetos fica comprometida, incluindo a rede de fornecedores.

Ainda segundo o Bild, as previsões internas indicam que a Volkswagen possui um déficit de cerca de 11 bilhões de euros (quase R$ 68 bilhões em conversão direta) em seus planos de investimento para 2026. Para os próximos cinco anos, a marca reservou cerca de 160 bilhões de euros (R$ 987 bilhões) para cobrir operações e desenvolvimento de produtos, mas o montante é considerado agora apertado.

Do AutoEsporte