General Motors concede lay off para 650 funcionários da fábrica do Onix

Medida será adotada a partir de dezembro para ajustar a produção à demanda e também para preparar as linhas para receber o Chevrolet Sonic

A General Motors vai suspender temporariamente os contratos de trabalho (lay off) de 650 funcionários que atuam no segundo turno da fábrica de Gravataí (RS), onde é produzido o compacto Chevrolet Onix nas versões hatch e sedã. A medida foi adotada a partir de 22 de novembro. Segundo a legislação trabalhista, o lay off pode durar até cinco meses.

Segundo o presidente do sindicato dos metalúrgicos da região, Valcir Ascari, a medida será adotada pela montadora para adequação das linhas para receber a produção do Chevrolet Sonic e, também, para ajustar o ritmo de produção à demanda do mercado brasileiro.

Além do lay off, a montadora vai promover férias coletivas e uma parada técnica que vai deixar o primeiro turno da unidade inativo de 22 de novembro até 16 de janeiro. A fábrica de Gravataí atualmente tem um quadro formado por cerca de 4 mil funcionários.

A unidade de Gravataí iniciou suas operações em 2000, com a produção do compacto Chevrolet Celta. Em 2006 chegou às linhas o sedã Prisma, com a primeira geração do Onix chegando depois, em 2012.

Do Automotive Business