Contagem regressiva: nova picape VW Udara começa a ser feita em janeiro
Nova picape da Volkswagen, a Udara, começa produção-teste em janeiro
A nova picape da Volkswagen já tem data para dar as caras na fábrica. O projeto, conhecido internamente como Udara, está em contagem regressiva para começar os testes de produção em janeiro. A rival da Fiat Toro, chamada por enquanto de “Projeto Udara”, está quase pronta. A princípio, a fábrica da marca, em São José dos Pinhais (PR), está nos preparativos finais para os testes. Essa é a mesma unidade que hoje monta o SUV T-Cross e o sedã Virtus.
Os primeiros testes na linha de montagem, em fase piloto, devem rolar na quarta semana de janeiro de 2026. A fábrica no Paraná está correndo contra o tempo, já que a linha de montagem é compartilhada com o T-Cross. Por isso, ela começou a ser adaptada em julho e a previsão é que tudo fique pronto agora em dezembro.
Durante o recesso de fim de ano, entre 23 de dezembro e 12 de janeiro, a VW fará os ajustes finais. Isso inclui a área de armação da carroceria traseira. Podemos dizer que essa fase de “produção piloto” serve para validar a linha. Isso porque a fábrica precisa testar o comportamento da montagem com os novos componentes e processos da picape. Porém, ainda não há uma data oficial para o lançamento ou início das vendas.
Contudo, fontes ligadas à fábrica indicam que o modelo deverá começar a ser produzido em série ainda em 2026. A VW Udara vai ocupar o espaço que hoje existe entre a Saveiro (pequena) e a Amarok (média). Ela mira o segmento mais quente do mercado: o das picapes monobloco, que usam a mesma base de carros de passeio.
Do Garagem360