Chevrolet Spark EUV tem produção confirmada no Ceará a partir de dezembro
Montagem do SUV elétrico começa no Polo do Pecém com meta de 400 unidades/mês
A Chevrolet iniciará a montagem local do Spark EUV no dia 3 de dezembro de 2026, conforme apuramos durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O SUV elétrico compacto será produzido pela Commexport no novo Polo Automotivo do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Lançado no Brasil por R$ 159.990, o Spark EUV rapidamente se tornou um dos carros elétricos mais vendidos do país, impulsionado pela demanda por SUVs compactos e preço relativamente competitivo. A produção nacional surge como estratégia da marca para reduzir custos logísticos e de tarifas e ainda ampliar a oferta do modelo.
Executivos ligados ao projeto confirmaram que o contrato estabelecido entre a Commexport, o Governo do Ceará e parceiros industriais inclui transferência de tecnologia, um modelo diferente do usual SKD/CKD adotado no Brasil por várias marcas. Isso permitirá aceleração da nacionalização de componentes e aplicação de inovações diretamente na linha de montagem, caminho que pode incluir módulos eletrificados, baterias e sistemas inteligentes no futuro.
A estratégia marca um movimento raro na indústria automotiva nacional, que normalmente apenas monta veículos importados sem aprofundar a industrialização local. O planejamento inicial prevê 400 unidades/mês do Spark EUV, com possibilidade de expansão conforme a demanda. A planta foi concebida para atender outras montadoras no formato multimarcas, com capacidade total anual de 80.000 veículos.
Do InsideEVs