UFPB cria tecnologia que reutiliza baterias de veículos elétricos
Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram protótipos que permitem a reutilização de baterias de veículos elétricos para um segundo uso. O projeto busca uma solução para evitar o desperdício de baterias junto com as baterias rejeitadas quando atingem 80% da capacidade de carga.
O aproveitamento vem de carros ou ônibus elétricos, cujas baterias já encerraram seu ciclo porque não atendem mais os padrões do setor de transportes. A ideia é reutilizar esses itens, conforme o potencial que existe para novas aplicações.
O pesquisador e docente Oswaldo Hideo Júnior, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), que conduz o Grupo de Pesquisa em Energia e Sustentabilidade Energética (GPEnSE), junto ao pesquisador Eder Andrade da Silva, enxergaram no segundo uso para esses produtos uma solução para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade energética.
“Isso não somente reduz custos como também ajuda a prolongar o ciclo do carbono e, consequentemente, a reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, explicou Oswaldo. Segundo ele, uma bateria de segunda vida pode custar em torno de 40% a 50% menos que uma exemplar nova.
Do Canal VE